Alimentação

Alimentos que ajudam a evitar a retenção de líquidos no verão

Acúmulo de água no organismo pode gerar desconforto com o corpo

O verão está a todo vapor. Com praias e parques lotados pelos que querem aproveitar a estação ao máximo, essa época é também uma das que mais incentivam um estilo de vida saudável e o cuidado com o corpo. No entanto, uma das reações naturais do organismo pode frustrar quem quer alcançar um físico mais enxuto no verão: a retenção de líquidos.

Segundo a nutricionista do Hospital São Lucas Copacabana Glauce Pereira, a retenção de líquidos nada mais é do que o corpo segurando uma quantidade maior de água no organismo, que dá a impressão de inchaço ou ganho de peso. A retenção acontece, sobretudo, quando a quantidade de sódio consumida é alta ou quando se adota uma dieta pouco saudável, com excesso de carboidratos e açúcares.

“Quem tem uma alimentação mais saudável, mas decidiu mudar o cardápio e comer opções mais calóricas, como o que normalmente acontece em aniversários e datas comemorativas, também pode apresentar essa reação”, explica a nutricionista.

Uma pessoa que está com retenção de líquidos deve consumir alguns alimentos que ajudam a eliminar o excesso de água por causa de suas características diuréticas. Alguns exemplos são:

– abacaxi;
– berinjela;
– cenoura;
– limão;
– maçã;
– melancia;
– melão;
– pepino;
– pera;
– tomate.

Quanto mais frequente for a alimentação saudável, mais fácil será o processo de eliminar a água em excesso no corpo. Pode parecer estranho, mas aumentar a ingestão d’água também é uma boa forma de combater a retenção de líquidos. Segundo Glauce, isso se deve ao fato de ela beneficiar todo o organismo, ajudando os órgãos a exercerem suas funções. É indicado consumir uma média de dois litros de água ou água de coco ao dia.

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