Saúde

Cuidados necessários no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica

Apoio de equipe multidisciplinar é decisivo para o sucesso do procedimento

A cirurgia bariátrica é uma intervenção de alta complexidade que trata a obesidade e, como resultado, as doenças associadas a ela em pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 35 kg/m² – para quem tem complicações associadas à obesidade – ou maior que 40 kg/m² – para quem não tem comorbidades. O objetivo é a modificação na produção de hormônios intestinais, que favorece o emagrecimento sem que haja aumento do apetite. Por consequência, há a diminuição da gordura corporal, que ajuda na manutenção do peso. Em abordagens como essa, o pré e pós-operatório são determinantes para o sucesso do tratamento.

Segundo a dra. Luciana El-Kadre, coordenadora do Centro de Diabetes e Obesidade do Hospital São Lucas Copacabana, tudo deve ser planejado nos mínimos detalhes, desde a escolha da técnica mais adequada para operar o paciente – sendo as mais comuns a gastrectomia vertical (Sleeve) e o bypass gástrico – até a identificação de problemas que precisem ser tratados antes da cirurgia, como a mudança de hábitos alimentares.

“Nesse momento, o apoio de uma equipe multidisciplinar é fundamental para preparar o paciente para a cirurgia. Ela também será importante no pós-operatório, em que deve ser formada uma rede de apoio dedicada ao sucesso da cirurgia”, explica a médica.

A orientação da equipe após a abordagem cirúrgica traça o caminho para o paciente alcançar seus objetivos. Além de cuidar do processo de cicatrização, ela ajudará na adaptação à nova dieta e ao estilo de vida, para que o paciente preserve massa muscular e perca gordura.

Segundo a dra. Luciana, outro fator que requer orientação no pós-operatório é a necessidade de suplementação vitamínica e mineral, além da possibilidade de interromper os medicamentos de controle do diabetes, do colesterol e da hipertensão. Com a orientação necessária, as chances de o paciente ter mais saúde e qualidade de vida serão bem maiores.

Sobre o autor

Dra. Luciana El-Kadre

Dra. Luciana El-Kadre

Além de ser coordenadora do Centro Metabólico de Diabetes e Obesidade do Hospital São Lucas Copacabana, a Prof. Dra. Luciana J. El-Kadre é diretora científica do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva no Rio de Janeiro, além de mestra e doutora em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Deixe um comentário