Centro Metabólico Diabetes e Obesidade

CENTRO METABÓLICO PARA TRATAMENTO DO DIABETES E OBESIDADE, NO SHOPPING DA GÁVEA.

 

O Hospital São Lucas Copacabana inaugurou o primeiro Centro Metabólico de Diabetes e Obesidade do estado do Rio de Janeiro, em um espaço exclusivo, com uma equipe de cerca de 15 profissionais entre médicos clínicos, cardiologistas, endocrinologistas, cirurgião bariátrico, enfermeiros, psicólogo e nutricionista, para prestar uma assistência em sua integralidade ao paciente diabético e obeso.

A obesidade é o próximo desafio epidemiológico, com grande alocação de recursos de saúde. No Brasil, os custos anuais subirão de US$ 16,7 bilhões em 2014 para US$ 34 bilhões em 2025. De acordo com os dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – VIGITEL, mais de 50% da população adulta está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre as crianças, 20% têm sobrepeso e 30% são obesas. A obesidade infantil é importante preditor da obesidade no adulto.

O tratamento da obesidade implica melhora ou resolução de várias doenças associadas. Entre elas, o diabete tipo 2, a infiltração gordurosa do fígado, a hipertensão e os problemas articulares. O desafio é a manutenção do tratamento, considerando a necessidade da presença de equipe interdisciplinar, recomendada na abordagem de doenças crônicas, e a própria dificuldade de locomoção do obeso.

O aumento da gordura visceral (abdominal) é a principal causa do diabete tipo 2. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes e a incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos dez anos. O DM2 é a principal causa de cegueira em adultos e amputação não traumática de membros inferiores. O Rio de Janeiro aparece como a capital brasileira com maior prevalência de diagnóstico médico da doença. Pode ser considerado equivalente à doença arterial, causando infartos, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência renal.

O Centro Metabólico de Diabetes e Obesidade do Hospital São Lucas Copacabana fica no 5º piso do Shopping da Gávea, local de fácil acesso, com totais condições para que a obesidade e o diabetes sejam tratados sem excesso de etapas onerosas e desestimulantes ao paciente.

 

Centro de Especialidades São Lucas Hospital Copacabana

Shopping Gávea 

Rua Marquês de São Vicente, 52 – 5º andar – Gávea

Telefone: (21) 2545 – 4000 | centro.metabolico@saolucascopacabana.com.br