Eventos Médicos

São Lucas Copacabana apresenta casos clínicos em evento de cardiologia

Palestra dentro do 35º Congresso da Socerj trouxe casos de alta complexidade

O simpósio-satélite “Casos Clínicos Complexos: Sessão Interativa e Comentada por Especialistas”, apresentado por médicos cardiologistas do Hospital São Lucas Copacabana, fez parte da programação do 35º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro (Socerj).

O tradicional evento de cardiologia foi realizado entre os dias 11 e 13 de abril, no Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio de Janeiro, e contou com debates sobre tecnologias, tratamentos e exposições de casos.

Dr. Alexandre Rouge

Moderado pelo cardiologista Alexandre Rouge, o simpósio manteve o foco em casos clínicos de alta complexidade tratados no São Lucas Copacabana envolvendo patologias coronarianas, hipertróficas e na válvula mitral. Compondo a mesa redonda também estavam os drs. Fabio de Souza, Constantino Gonzalez, Guilherme Amorim, Renato Faria e Monique Esteves.

“Estimular a troca de experiências neste tipo de evento é importante para o avanço da cardiologia no país, e o objetivo do São Lucas Copacabana é ilustrar como a prática clínica está evoluindo a cada dia e debater como podemos avançar, melhorando ainda mais o atendimento assistencial”, enfatiza o dr. Rouge.

Os três casos clínicos escolhidos foram apresentados ao público de forma interativa através de perguntas sobre formas de tratamento mais adequadas em cada caso. Após a votação, os debatedores discutiam o caso, explicando como cada opção poderia ou não funcionar para a condição do paciente. Segundo Alexandre Rouge, o formato foi pensado para incentivar a interação e troca de visões entre a plateia e os debatedores de forma dinâmica, permitindo uma boa transferência de conhecimento.

Texto: Paula Borges / Imagens: Vanessa Eyer