São Lucas Copacabana recebe especialista internacional em cirurgias hepatobiliares


“Pequenos detalhes resolvem grandes problemas. Para aumentar a acurácia da cirurgia, é muito importante dar atenção a essas ações que, apesar de não serem as principais, são essenciais para que o procedimento maior seja feito da melhor maneira possível”, afirmou o especialista, que citou como exemplo a microcirurgia de reconstrução biliar feita durante o transplante de fígado com doador vivo.
(Dr. Deniz Balci)

Cirurgião turco palestrou em evento voltado para a comunidade médica

O Jantar com Especialistas abriu oficialmente a agenda de eventos de 2019 do Hospital São Lucas Copacabana e trouxe o dr. Deniz Balci, diretor do Setor de Transplante de Fígado da Universidade de Ancara, na Turquia, e referência mundial no assunto, para uma palestra sobre os avanços nas cirurgias hepatobiliares e no transplante de fígado com doador vivo. O encontro, realizado no restaurante Mr. Lam, zona sul da cidade do Rio de Janeiro, no último dia 24, reuniu o corpo clínico do hospital e diversos médicos da cidade.

Dr. Deniz Balci, diretor do Setor de Transplante de Fígado da Universidade de Ancara, na Turquia.

Em uma noite descontraída, o dr. Balci falou sobre os novos desafios que envolvem a cirurgia hepatobiliar e o transplante de fígado com doador vivo, usando como exemplos casos tratados na Universidade de Ancara. Entre os fatores que contribuem para o sucesso dos procedimentos, o especialista destacou o volume de enxerto adequado e o cuidado com a comunicação entre os vasos sanguíneos, principalmente no momento de reconstrução da veia.

Dr. Lincoln Bittencourt, diretor-geral do hospital, durante abertura da programação.

O dr. Deniz Balci também falou sobre o Liver Vision, um software desenvolvido por sua equipe que permite a visualização em 3D da anatomia e volumetria do fígado durante a realização da cirurgia. Mais rápido e de fácil manuseio – em comparação com outros programas –, o recurso proporciona praticidade e segurança para a equipe de cirurgiões, que acompanha as imagens em tempo real. Depois da palestra, o especialista abriu um espaço para perguntas da plateia.

“Temos o compromisso de oferecer o melhor da medicina de excelência e alta complexidade para a comunidade médica, contribuindo para elevar o padrão dos especialistas do Rio de Janeiro. Esse é o São Lucas que sempre imaginei, e agradeço a nosso corpo clínico essa conquista. Estou muito orgulhoso”, afirmou o dr. Lincoln Bittencourt, diretor do Hospital São Lucas Copacabana, que abriu o evento.

 

Da esquerda para a direita: dr. Lincoln Bittencourt e dr. Eduardo Fernandes, diretor-geral e hepatologista do hospital, respectivamente, e dr. Deniz Balci, diretor do Setor de Transplante de Fígado da Universidade de Ancara, na Turquia.

O objetivo do Jantar com Especialistas é promover a troca de experiências e aprimoramento da comunidade médica do Rio de Janeiro, por meio de encontros descontraídos, em que o médico convidado, considerado referência na área, discute o tema escolhido para a edição.