Últimos Releases

Eduardo Fernandes faz palestra sobre cirurgia metabólica e transplante de fígado em congresso

Na última quarta-feira (06/06), o médico hepatologista do Hospital São Lucas Copacabana, Dr. Eduardo Fernandes, participou do XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), realizado em Fortaleza, no Ceará. Ele ministrou uma palestra com o tema Metabolic Surgery in Hepatic Transplantation: Which is the best moment to do (“Cirurgia Metabólica no Transplante Hepático: Qual o melhor momento para fazer”).

A combinação das duas cirurgias (bariátrica com transplante) é recomendada em casos de cirrose devido a esteato-hepatite (“gordura no fígado”) da obesidade, doença que é a primeira causa de transplante de fígado nos EUA atualmente.

Referência em cirurgia metabólica e transplante de fígado no Brasil e na América Latina, Eduardo Fernandes possui certificação em Transplante de Órgão Abdominal pela University of Nebraska (USA) e em Transplante e Cirurgia de Fígado pelo Chang Gang Memorial Hospital (China). Fundou a unidade brasileira da International Hepato-Pancreato Biliary Association (IHPBA) e é membro associado à International Liver Transplantation Society (Sociedade de Transplante de Fígado).

Recentemente, publicou um artigo sobre transplante hepático em adultos no Ímpar Medical Journal, publicação da Rede Ímpar de hospitais. Clique aqui para acessar o periódico.

Drs. Paulo Silveira, Dr. Eduardo Fernandes e Dr. Fernando de Barros durante o Congresso.