Últimos Releases

HSL realiza a primeira pancreatectomia com tecnologia robótica

Pela primeira vez no Hospital São Lucas Copacabana foi feita uma cirurgia para a retirada parcial do pâncreas com a tecnologia robótica. O procedimento, chamado pancreatectomia corpo-caudal com preservação do baço, realizado no último dia 22, é indicado para casos de pancreatite e câncer no órgão e normalmente é realizado de forma tradicional, ou seja, por meio de cirurgia “aberta”.

Segundo o dr. Fernando de Barros, coordenador de Robótica, esse foi o primeiro procedimento da especialidade a ser realizado dentro do programa de cirurgia robótica do hospital. Com o sucesso na realização da pancreatectomia, a previsão é que novos casos sejam executados no programa.

“Fazer a pancreatectomia com a tecnologia robótica proporciona melhor abordagem minimamente invasiva. Esse tipo de cirurgia, quando feita pela plataforma robótica, possibilita melhor visualização da anatomia, melhor avaliação intraoperatória do órgão e maior precisão das suturas e hemostasias”, afirma o dr. Fernando de Barros.

A equipe contou com os cirurgiões dr. Rafael Albagli, responsável pela cirurgia, dr. Fernando de Barros, o professor Carlos Domene, de São Paulo, e o dr. Luís Filipe Miller.

Cirurgia Robótica: tecnologia proporciona melhor abordagem minimamente invasiva