Últimos Releases

HSL realiza evento sobre transplante e doação de órgãos

Em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, que visa conscientizar o público sobre transplante e a necessidade de captação de doadores, o Hospital São Lucas Copacabana realizou na última quinta-feira, 26, o evento Doe Vida – Conscientização para a doação de órgãos. O encontro encerrou as comemorações da Semana de Conscientização da Doação de Órgãos, que contou com ações informativas junto aos colaboradores e pacientes do hospital.

Hospital São Lucas Copacabana evento Doe Vida CIHDOTT

Com um auditório lotado, o enfermeiro Márcio Gomes, gestor da linha de tratamento de transplante no hospital e membro da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órfãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HSL, conduziu uma manhã emocionante, repleta de lágrimas, memórias e, principalmente, esperança, com a presença de pacientes que fizeram transplante no Hospital São Lucas Copacabana e também de uma família doadora.

“O transplante é um dos grandes pilares de competência do São Lucas. Nossa equipe especializada é de alto nível e somos o único hospital da cidade do Rio de Janeiro a fazer transplante duplo de pâncreas e rim, o que mostra o nosso empenho e comprometimento com o ato de salvar vidas”, reforçou o dr. Lincoln Bittencourt, diretor-geral do Hospital São Lucas Copacabana, que abriu o evento.

Hospital São Lucas Copacabana evento Doe Vida CIHDOTT
Dr. Lincoln Bittencourt discursa na abertura do evento
Márcio Gomes recebe paciente transplantada no HSL

Depois de falar sobre o cenário atual dos transplantes e doação de órgãos, o dr. Christian Roderjan, coordenador médico das UTIs Clínicas do hospital e da CIHDOTT do HSL, relembrou que a linha de cuidado vai além do paciente e o doador. Segundo o médico, vários profissionais de saúde atuam nessa missão de salvar uma vida, desde os médicos clínicos e cirurgiões até os enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas que estão diariamente com o paciente, seus familiares e amigos.

Os médicos atuantes no processo de transplante de órgãos, dr. Eduardo Fernandes, dr. Marcos André, dr. Pedro Túlio, dra. Raquel Scofano e dr. Sílvio Martins, foram homenageados pelas famílias de pacientes que realizaram transplante no HSL. Já o Batalhão de Choque da Polícia Militar e o Grupamento Aéreo do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que auxiliam o hospital no transporte do órgão pela cidade, também receberam homenagens.

Batalhão de Choque da Polícia Militar

Para fechar com chave de ouro, a equipe da CIHDOTT do HSL inaugurou a Árvore da Vida, uma representação de um Jacarandá, localizada próxima ao setor de Transplante do HSL, repleta de mensagens deixadas por pacientes, doadores, médicos, equipes assistenciais e pessoas que se sentem, de alguma forma, ligadas ao ato da doação de órgãos e do transplante. Nela está a representação da vida, que floresce a cada dia entre as paredes do Hospital São Lucas Copacabana. Confira abaixo alguns dos melhores momentos do evento: