Últimos Releases

Seriado Sob Pressão e sua contribuição na educação em saúde

Sob pressão, seriado da Rede Globo que retrata os desafios de profissionais de saúde no Brasil, é um sucesso de público e crítica. Sua capacidade de conscientizar e educar o telespectador sobre temas relevantes na saúde foi tema do Mercredi Intensif da última quarta-feira, 4, que recebeu o dr. Márcio Maranhão, cirurgião de tórax e autor do livro Sob pressão, que originou a série.

Para o dr. Márcio, a troca é constante – ao mesmo tempo em que a dramaturgia o influenciou em seu processo de humanização como médico, os atores puderam vivenciar desafios comuns aos profissionais de saúde, principalmente na rede pública. E é na licença poética da criação de uma série de TV que a realidade brasileira é passada para o público. Temas como humanização do cuidado, sucateamento dos hospitais, superlotação das emergências e conflitos éticos, entre muitos outros, são frequentemente abordados.

Da esquerda para a direita: dr. Marcio Maranhão, dr. Marcos Knibel e dra. Tania Furtado

“Além das dificuldades enfrentadas pelas pessoas que dependem do sistema de saúde público no Brasil, também fazemos questão de mostrar assuntos como transplante, tuberculose, vacinação, obesidade, síndrome de burnout e muitos outros com uma abordagem educativa, para conscientizar o público”, afirmou o dr. Márcio, que exibiu diversas cenas do seriado que mostram histórias reais vividas por ele durante sua atuação em hospitais públicos.

O impacto do programa nos lares brasileiros é significativo: além de ser uma das séries mais vistas do canal, alcançando altos índices de audiência, Sob pressão também influenciou o telespectador a buscar informações sobre temas ligados à saúde. Segundo o dr. Márcio, cerca de 11 mil pessoas acessaram o site da Associação Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote) depois que um episódio sobre o assunto foi ao ar.

“No fim de cada capítulo, exibimos uma cartela informativa sobre o assunto, com dicas de prevenção e orientação e busca de opinião médica”, explica o dr. Márcio.

Além de ser uma forma de entretenimento, Sob pressão tornou-se uma ferramenta valiosa e de grande alcance para falar sobre saúde. Elenco e produção, inclusive, atuam em conjunto em campanhas para a população, como doação de sangue e prevenção de doenças sérias, como o AVC. No fim da palestra, o dr. Márcio exaltou a importância de eventos como o Mercredi, que trazem temas fora do âmbito técnico para fortalecer a formação dos profissionais de saúde.

“A apresentação deste tema foi extremamente produtiva, já que conseguimos passar aos profissionais de saúde a grande transformação relacionada ao cuidado centrado no paciente com o máximo”, concluiu o dr. Marcos Knibel, coordenador do Centro de Ensino e Treinamento do Hospital São Lucas Copacabana.