Visão São Lucas

Palestra de Excelência Médica


“Nossas máquinas não devem ser nada além do que ferramentas para empoderar ainda mais os seres humanos que as usam.”
(Thomas Watson Jr.)

Confira a terceira edição do café científico do São Lucas

Temas como computação cognitiva e sua aplicabilidade em saúde nortearam a discussão da terceira edição do Visão São Lucas

Inteligência artificial no ambiente hospitalar é possível? Como a tecnologia da informação pode auxiliar o dia a dia do médico em suas tomadas de decisão? Essas foram algumas reflexões trazidas pela terceira edição do café científico Visão São Lucas – Palestras de Excelência Médica, que aconteceu no último dia 11, no charmoso Hotel Hilton Copacabana, com a presença de quase cem médicos ilustres da cidade.


Segunda edição do Visão São Lucas é sucesso de público e reúne renomados médicos

Na abertura do encontro, o médico e coordenador do evento Dr. Marcos Knibel destacou que a medicina já viu muita tecnologia ser incorporada à prática de trabalho e enfatizou: “Precisamos discutir sobre a melhor forma possível de ‘ingerir’ o enorme volume de informações disponível, a dificuldade de nos mantermos atualizados e o custo do não saber.”

Para explorar o campo da inteligência artificial, o São Lucas convidou Miguel Aguiar Netto, líder em saúde da IBM Brasil e da Integrated Health Services (IHS), que apresentou a plataforma Watson Health, desenvolvida pela IBM, para oferecer opções terapêuticas para as decisões clínicas, entre outras soluções de tecnologia aplicáveis ao campo da medicina.

Netto destacou: “O Watson revoluciona a forma de como cuidar”

Durante a palestra, Netto apresentou cinco desafios globais na área de saúde: cuidado em saúde – valor e acesso; foco no cuidado – olhar o ser humano de forma mais abrangente; os atores fragmentados; pacientes não empoderados e Big Data em produção de conhecimento.

Os sistemas computacionais são ferramentas úteis para o nosso trabalho e entretenimento, mas e se eles pudessem realmente nos tornar mais saudáveis e ajudar a encontrar o tratamento de doenças? É isso que a era da computação cognitiva nos reserva!

A Diretoria do São Lucas e o palestrante Miguel Aguiar Netto

O que é o sistema Watson?
Uma plataforma capaz de interpretar dados não estruturados, seja em vídeo, foto, texto, seja em qualquer outro formato, assim como faz um ser humano. Tudo isso graças a algoritmos complexos de inteligência artificial baseados em redes neurais e na tecnologia de aprendizagem chamada deep learning. Por dia, 2,5 bilhões de gigabytes de informações da web são processados para que o Watson aprenda e se torne ainda melhor.

O Watson tem a capacidade de interpretar o contexto das situações. O sistema aprende sobre o complexo processamento de linguagem. Ele varia de idioma para idioma, mas se baseia em três pilares: gramática, estrutura e relação de palavras. É por isso que o IBM Watson sabe que a manga da sua camisa não é uma fruta e o banco da praça não é uma instituição bancária. Essa capacidade de entender o que é dito pelos humanos, e não apenas converter voz em texto, é o principal diferencial do Watson em relação ao Siri, do iPhone, por exemplo.

Na área de saúde o Watson pode recomendar terapias com base no cruzamento da literatura científica com os dados clínicos e genéticos do paciente. A plataforma não diz qual a melhor terapêutica, mas traz todos os possíveis tratamentos e suas evidências científicas, inclusive com grau de risco e efeitos colaterais.

PERFIL

PERFIL – MIGUEL AGUIAR NETTO

Miguel Archanjo de Souza Aguiar Netto (MD, MPH, DHI, IBM Brazil Chief Health Officer e Integrated Health Services Leader, IBM Watson Health HOPE team LA representative) é médico, certificado em medicina interna e saúde pública; possui pós-graduação em análise de sistemas, mestrado em saúde pública em gestão de sistemas e serviços de saúde e doutorado em informações de saúde; é responsável pela saúde e bem-estar dos funcionários da IBM Brasil, suas famílias e comunidades; ele também representa a equipe IBM Watson Health HOPE para a América Latina em relação a todas as soluções cognitivas da IBM Watson Health.

"

Sobre o Visão São Lucas – Palestras de Excelência Médica

Um evento de relacionamento com os médicos da cidade, que tem o objetivo central de suscitar debates e reflexões e compartilhar conhecimento sobre temas relevantes da área de saúde, tecnologia, bem-estar e qualidade de vida, entre outras questões pertinentes que permeiam a contemporaneidade.

“Além de estreitar os laços com nossos médicos parceiros, o objetivo do Ciclo de Palestra de Excelência Médica é possibilitar reflexões pertinentes que impulsionem ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, salientou a Dra. Cristina Mendes, diretora de Relacionamento Médico do São Lucas.