Logo

Nutrição

3 minutos de leitura

10 alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado

Conheça 10 alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado. Alho, nozes e repolho trazem benefícios para o órgão.
JM
Dr. João Merheb - Nutrólogo - MédicoAtualizado em 12/03/2024
Alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo, desempenhando funções essenciais para a saúde – como metabolismo das proteínas e lipídios, armazenamento de algumas vitaminas e minerais e descarte de células sanguíneas desgastadas.

Quando o fígado fica sobrecarregado por toxinas, essa limpeza do organismo fica comprometida. Segundo o dr. João Merheb, nutrólogo do Hospital São Lucas Copacabana, além de evitar o excesso de álcool e o tabagismo, manter uma alimentação saudável, livre também de agrotóxicos, é um dos passos mais importantes para preservar o órgão e evitar a formação de gordura visceral, muito perigosa para a saúde e sintoma de diversas doenças do fígado, como câncer de fígado e hepatite - que, em casos avançados, podem gerar a necessidade do transplante de fígado. Conheça abaixo 10 alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado:

Abacate

Além de ser uma fonte de nutrientes e gorduras boas, o abacate, quando consumido regularmente, ajuda na produção da glutationa pelo organismo. O antioxidante ajuda o fígado na função de tratamento de toxinas prejudiciais à saúde.

Alho

Segundo o dr. Merheb, a capacidade de desintoxicação do fígado é ativada por enzimas específicas. O alho é um dos alimentos que conseguem ativar essas enzimas, potencializando a eliminação das toxinas. Além disso, ele é rico em alicina e selênio, que também ajudam nessa função.

Azeite de Oliva

Além de trazer muitos benefícios para a saúde, como prevenir o desenvolvimento de câncer e ajudar na perda de peso, o azeite de oliva também dá uma força na hora de eliminar substâncias nocivas do organismo. Isso acontece porque o alimento traz uma base de lipídios que sugam as toxinas, impedindo que o fígado fique sobrecarregado. Mas atenção: o consumo deve ser feito com moderação.

Cúrcuma

Também conhecido como açafrão-da-terra, a cúrcuma é um tempero muito usado na culinária indiana, principalmente no curry. Ele ajuda na desintoxicação do órgão, potencializando sua capacidade enzimática de limpar o organismo e evitando problemas no fígado​.

Espinafre

Assim como o abacate, o espinafre também estimula a produção de glutationa no organismo, antioxidante que desencadeia as enzimas de limpeza do fígado.

Grãos integrais

Ricos em vitaminas como o complexo B, os grãos integrais, principalmente o arroz, a chia e linhaça, fornecem muitos nutrientes que o fígado aproveita para usar na metabolização de gorduras, principalmente aquela que fica acomodada no fígado e traz muitos riscos à saúde.

Laranja

“Os antioxidantes e a quantidade de vitamina C presentes na laranja funcionam como catalizadores dos processos de limpeza do fígado, aumentando a produção de enzimas hepáticas que desempenham essa função e promovem a desintoxicação”, explica o dr. Merheb.

Nozes

Quanto mais ácidos graxos, vitaminas e minerais que o organismo recebe, mais competente é a função de limpeza e cura que o fígado promove no corpo. As nozes são uma ótima fonte de ômega-3 e aminoácidos, que estimulam a desintoxicação.

Repolho

Apesar de não estar no cardápio de muitas pessoas por seu gosto peculiar, o repolho, tanto em forma de sopa ou de salada, estimula as enzimas do fígado a eliminarem substâncias nocivas do organismo.

Tomate

Rico em glutationa, que beneficia diretamente o fígado, o tomate ainda traz diversos outros benefícios para o corpo, como as altas quantidades de licopeno – que ajudam a prevenir o desenvolvimento do câncer.

Agendar consulta

Escrito por
JM

Dr. João Merheb

Nutrólogo | Médico

Artigos Relacionados

Cinco alimentos usados para a prevenção de doenças crônicas

Nutrição

2 min

Cinco alimentos usados para a prevenção de doenças crônicas

rutas, legumes e vegetais certos são a chave para um organismo mais saudável
Os benefícios dos principais alimentos da ceia de Natal

Nutrição

2 min

Os benefícios dos principais alimentos da ceia de Natal

Confira o bem que o tender, a lentilha e outras comidas típicas da época podem fazer à saúde
Conheça os alimentos que combatem a ansiedade

Nutrição

2 min

Conheça os alimentos que combatem a ansiedade

Espinafre, castanha-de-caju e ovo aliviam a condição
Dieta low carb uma mudança no estilo de vida

Nutrição

3 min

Dieta low carb uma mudança no estilo de vida

Conhecer os carboidratos e saber como inseri-los na dieta pode melhorar a saúde
Ver mais artigos
Escrito por
JM

Dr. João Merheb

Nutrólogo | Médico