Logo

Nutrição

2 minutos de leitura

Glúten: entenda o que realmente causa no organismo

JM
Dr. João Merheb - Nutrólogo - MédicoAtualizado em 17/01/2024
Glúten: entenda o que realmente causa no organismo

É possível que você já tenha se deparado com algumas frases como “dieta gluten free” ou então “contém glúten” em embalagens de alimentos. À primeira vista, esses termos podem causar estranheza a leigos, pois dão a impressão de que se trata de uma substância prejudicial à saúde, o que não é bem verdade. Mas você sabe o que de fato é esse composto e o que ele realmente causa no organismo?

Para os celíacos, portadores de uma doença crônica que gera intolerância ao glúten, esse enigma já foi decifrado há muito tempo: a substância não deve ser ingerida. Trata-se de uma proteína encontrada em alguns cereais, como trigo, centeio e cevada, que é responsável pela elasticidade e pelo crescimento das massas. No organismo dos celíacos, há uma rejeição crônica à substância, que resulta numa inflamação que danifica o intestino delgado, trazendo sintomas como diarreia, fraqueza e perda de peso.

Tornou-se cada vez mais comum a disseminação de tendências de dietas, especialmente com base em influenciadores da internet, e com o glúten não é diferente: muitos acreditam que a substância é causadora de ganho de peso indesejado. Apesar de essa restrição alimentar resultar em emagrecimento em muitos casos, a explicação é mais complexa do que pode parecer.

O dr. João Merheb, médico nutrólogo do Hospital São Lucas Copacabana, explica que, para os que não sofrem nenhum grau de intolerância, o emagrecimento envolve múltiplos fatores: “Evitando produtos com glúten, acabamos optando por alimentos melhores do ponto de vista nutricional, o que, sem dúvida, ajuda no processo de emagrecimento. Portanto, a perda de peso acaba sendo uma consequência indireta”, explica.

“Além disso, o glúten interfere na flora bacteriana intestinal, de uma forma que piora a resposta imunológica do paciente. Não é incomum pacientes com pequenas manifestações alérgicas, como a rinite, melhorarem após a restrição da substância. Sem falar nos efeitos de uma melhor produção de serotonina no intestino de pessoas que deixam de consumir produtos que modulam mal a flora bacteriana intestinal, como é o caso do próprio glúten. Portanto, mesmo para os que não possuem a doença celíaca, é recomendado limitar a ingestão de glúten na alimentação”, explica.

Agendar Consulta

Escrito por
JM

Dr. João Merheb

Nutrólogo | Médico

Artigos Relacionados

Alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado

Nutrição

3 min

10 alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado

Conheça 10 alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado. Alho, nozes e repolho trazem benefícios para o órgão.
Cinco alimentos usados para a prevenção de doenças crônicas

Nutrição

2 min

Cinco alimentos usados para a prevenção de doenças crônicas

rutas, legumes e vegetais certos são a chave para um organismo mais saudável
Os benefícios dos principais alimentos da ceia de Natal

Nutrição

2 min

Os benefícios dos principais alimentos da ceia de Natal

Confira o bem que o tender, a lentilha e outras comidas típicas da época podem fazer à saúde
Conheça os alimentos que combatem a ansiedade

Nutrição

2 min

Conheça os alimentos que combatem a ansiedade

Espinafre, castanha-de-caju e ovo aliviam a condição
Ver mais artigos
Escrito por
JM

Dr. João Merheb

Nutrólogo | Médico