Transplante
O que é Transplante?
O transplante é uma cirurgia de alta complexidade que melhora de forma significativa a saúde e o bem-estar de pacientes com algumas doenças em estágio avançado. Neste caso, o órgão afetado, que já está com seu funcionamento seriamente comprometido, é retirado através de um procedimento cirúrgico e o paciente recebe um órgão saudável.
Existem diversas modalidades de transplante, desde órgãos, como fígado, rins, coração e pulmão, até estruturas e tecidos, como córneas. No caso dos transplantes de fígado e rim, existem dois tipos de procedimentos: o tradicional, feito com o órgão de um doador falecido que sofreu morte encefálica, e o transplante intervivos, em que um doador vivo compatível com o paciente doa o órgão.
Nossa equipe
Considerado referência no setor de transplantes do Rio de Janeiro, o Hospital São Lucas Copacabana é habilitado pelo Sistema Nacional de Transplante (SNT) para realizar transplantes.
O empenho trouxe resultados: no primeiro trimestre de 2018, o hospital foi o que mais realizou transplantes de rim com doador vivo no estado do Rio de Janeiro. O HSL também foi o pioneiro na América Latina na realização de transplante triplo (envolvendo coração, fígado e rins) e transplante de fígado intervivo (quando o órgão vem de um doador vivo) em pacientes com metástase hepática colorretal – considerada uma técnica pioneira.
Os números são promissores: mais de 110 transplantes de fígado, 87 transplantes de rim, 29 transplantes duplos de pâncreas-rim, um transplante multivisceral e um transplante triplo (coração, fígado e rins) realizados desde o início dos programas. Para melhorar a experiência do paciente, o hospital investiu em uma linha de cuidado especialmente pensada que engloba todas as etapas de seu tratamento, acolhendo-o de forma humanizada e conduzida por equipes especializadas em transplante de órgãos. Também contamos com CTI e pós-operatório exclusivos para cuidados do paciente transplantado.