Logo

Endocrinologia

3 minutos de leitura

Endocrinologista: quando procurar esse especialista?

Área médica tem ampla abrangência no tratamento de distúrbios hormonais
LHV
Dr. Lúcio Henrique Vieira - Endocrinologista - MédicoAtualizado em 17/01/2024
endocrinologista

Uma das indicações para a busca de um endocrinologista é o tratamento para o excesso de peso e a obesidade. No entanto, esse profissional cuida de diversas outras patologias também, como diabetes, alteração da tireoide, doenças nas glândulas adrenais e osteoporose, com o objetivo de restaurar a saúde e a qualidade de vida do paciente.

Como atua o endocrinologista?

É o especialista que lida com os transtornos das glândulas endócrinas, que produzem e secretam hormônios. A finalidade do médico é identificar e cuidar de alterações nessa área, além de restabelecer o equilíbrio do organismo.

Quando se deve procurar um endocrinologista?

São vários os momentos da vida em que podemos nos beneficiar do atendimento com o endocrinologista:

  • homens que desejam perder peso;
  • pessoas com disfunção sexual ou que precisem fazer controle hormonal;
  • mulheres de todas as idades, especialmente se têm dificuldade de perder peso ou na transição para a menopausa;
  • crianças com distúrbios do crescimento;
  • idosos para prevenção e tratamento de osteoporose.

Segundo o Dr. Lúcio Vieira, endocrinologista do Centro Médico do Hospital São Lucas Copacabana, a proposta é identificar desequilíbrios hormonais e proporcionar meios para o paciente viver melhor.

Quais as doenças tratadas pelo especialista?

Dentre as disfunções examinadas por essa especialidade estão:

Diabetes

Uma série de doenças que têm em comum a elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) – ela pode ocorrer por causa de defeitos na secreção ou na ação da insulina –, algumas enfermidades endócrinas raras, distúrbios genéticos ou alterações glicêmicas na gestação;

Distúrbios da tireoide

Nódulos ou aumento do volume do pescoço, que podem causar insônia, nervosismo, modificações no ritmo intestinal, coração acelerado ou desacelerado, perda ou ganho de peso e excesso de frio ou calor; menopausa – para amenizar o desconforto e os riscos comuns a essa fase, como ondas de calor, diminuição da libido, insônia; prevenir a osteoporose e reduzir o risco de doenças no coração;

Andropausa

Para atribuir maior cautela às transformações no organismo do homem nesse período, como presença cada vez mais constante de cansaço, menor força muscular e disfunção sexual;

Distúrbios da puberdade

Crescimento precoce de pelos pubianos, odor nas axilas e aumento incomum das mamas precisam de avaliação;

Obesidade

Para reduzir o peso, além de prevenir as doenças associadas à condição, como as cardiovasculares e as ortopédicas; crescimento – para garantir a estabilização hormonal e proporcionar o desenvolvimento saudável da criança;

###Mudanças no corpo da mulher Pelos no rosto em grande quantidade, acne ou aumento da musculatura sugere a presença abundante de hormônios masculinos no organismo. Um grande problema de saúde pública atualmente é o abuso de esteroides anabolizantes por mulheres;

Osteoporose

Dores nos ossos e fraturas podem indicar enfraquecimento ósseo; alterações na menstruação – variações no ciclo menstrual são, muitas vezes, indícios de problemas hormonais.

##Quais são os exames solicitados pelo endocrinologista? Os exames solicitados nesse campo variam de acordo com a necessidade de cada paciente. Assim, por meio dos resultados, será definido o melhor tratamento para o quadro do indivíduo. Os principais são:

  • exames de imagem: ultrassom de tireoide, tomografia de suprarrenais ou ressonância de hipófise;
  • exames hormonais: exames laboratoriais (cuidado especial com os pacientes que usam polivitamínicos à base de biotina, pois precisam interromper a vitamina três dias antes de coletar material).

Consulta com endocrinologista: o que perguntar?

O paciente deve relatar todos os sintomas sem medo de ser repreendido, compartilhar dificuldades atuais e anteriores e contar com o apoio do médico para diagnosticar e elaborar o melhor tratamento. Segundo o Dr. Lúcio, é muito importante que todas as dúvidas do paciente ou familiar sejam tiradas no momento da consulta para que o tratamento não seja prejudicado.

Centro de Diabetes e Obesidade do Shopping da Gávea

O Centro Médico do Hospital São Lucas Copacabana é um dos setores de referência em endocrinologia, localizado no Shopping da Gávea. A unidade dispõe de tecnologia e equipe multidisciplinar especializada, com profissionais experientes e reconhecimento nacional no tratamento de doenças endócrinas. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (21) 2545-4000 (opção 1).

Agendar consulta

Escrito por
LHV

Dr. Lúcio Henrique Vieira

Endocrinologista | Médico

Artigos Relacionados

Os riscos do diabetes não controlado

Endocrinologia

2 min

Os riscos do diabetes não controlado

Pressão alta, deficiência renal e perda da visão podem ser influenciadas pela doença
Diabetes tipo 1: entenda o que é, causas, sintomas e qual é a diferença entre tipo 1 e tipo 2

Endocrinologia

1 min

Diabetes tipo 1: entenda o que é, causas, sintomas e qual é a diferença entre tipo 1 e tipo 2

Casos mais graves de diabetes mellitus tipo 1 podem receber indicação para transplante
O que é apetamina e por que ela prejudica a saúde?

Endocrinologia

3 min

O que é apetamina e por que ela prejudica a saúde?

Suplemento que promete corpo dos sonhos pode causar sérios problemas no organismo
Ver mais artigos
Escrito por
LHV

Dr. Lúcio Henrique Vieira

Endocrinologista | Médico