Logo

Oncologia

3 minutos de leitura

Câncer de tireoide: conheça os sintomas, causas e tratamento

Doença tem cura e o principal tratamento é a tireoidectomia
LA
Dr. Luiz Henrique Araújo - Oncologista - MédicoAtualizado em 17/01/2024
Câncer de tireoide: conheça os sintomas, causas e tratamento

No início de 2020, o Instituto Nacional de Câncer estimou que durante o triênio 2020/2022, o Brasil registraria 13.780 novos casos de câncer de tireoide, sendo que a maioria absoluta (quase 12 mil) seria em mulheres, o que corresponde a 11,15 a cada 100 mil mulheres. E 1,72 casos a cada 100 mil homens.

É a tireoide que produz e libera hormônios que regulam o metabolismo, protegem as gestantes contra o aborto espontâneo e reduzem os riscos de arritmias cardíacas. No blog de hoje, o Dr. Luiz Henrique de Lima Araújo, oncologista do Hospital São Lucas Copacabana, fala sobre os sintomas do câncer de tireoide, quais seus impactos e como tratá-lo.

O que é câncer de tireoide?

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, cujo formato se assemelha à uma borboleta, na região popularmente conhecida como “gogó". Ela produz três hormônios básicos: tiroxina (T4), tri-iodotironina (T3) e calcitonina (CT), substâncias necessárias para funções como crescimento e amadurecimento de células e tecidos. O câncer de tireoide é um tumor maligno de crescimento lento que, apesar de ser relativamente comum, pode permanecer assintomático por um bom tempo.

Quais são as causas do câncer de tireoide?

Entre as neoplasias na região da cabeça e do pescoço, o câncer de tireoide é o mais comum e atinge, principalmente, pessoas entre 20 e 55 anos de idade. Não é possível definir quais são as causas, mas alguns fatores de risco têm relação com a incidência do quadro:

  • Baixo consumo de iodo;
  • Condições genéticas preexistentes;
  • Exposição à radioterapia de cabeça e pescoço quando criança;
  • Histórico familiar.
  • “Devido à grande frequência do problema entre mulheres, ser do sexo feminino já é um fator de risco para o câncer de tireoide", comenta o oncologista.

Sintomas de câncer de tireoide

Entre os sintomas de câncer de tireoide, o mais característico é a rouquidão na voz. Outros sinais observados na maioria dos casos são:

  • Dificuldade para engolir;
  • Dor no pescoço que irradia para os ouvidos;
  • Falta de ar;
  • Inchaço no pescoço;
  • Tosse frequente.

Como é feito o diagnóstico?

Ao notar a presença de alterações, o indicado é consultar um endocrinologista. Ele ouvirá o histórico do paciente e examinará seu pescoço para verificar a presença de mudanças físicas. Se houver suspeita de nódulo, o próximo passo é realizar uma ultrassonografia de pescoço e caso sua presença seja confirmada, o profissional indicará uma punção. Esse procedimento faz uma análise para descobrir se existe ou não o câncer a partir da coleta de uma amostra do tecido da glândula.

Câncer de tireoide tem cura?

Segundo o Dr. Luiz Henrique, o câncer de tireoide é curado na maior parte absoluta dos casos.

Tratamento

O principal tratamento para o câncer de tireoide é a tireoidectomia, que consiste na remoção da glândula. Em alguns casos, há indicação para iodoterapia e mais raramente, quimioterapia e radioterapia.

**Oncologia: **atendimento ambulatorial com conforto e segurança no coração do Rio de Janeiro A Oncologia do Centro Médico do Hospital São Lucas, na Gávea, foi pensada para proporcionar um lugar que reúna todos os serviços necessários para a linha de cuidado do paciente oncológico. Localizado no quinto andar do Shopping da Gávea, o espaço oferece consultas, exames e serviços dedicados ao diagnóstico e tratamento de diversos tipos de câncer de forma prática e segura.

O paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar especializada, com oncologistas, hematologistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, desde a sua primeira consulta. O foco está no atendimento humanizado, que coloca o paciente no centro da linha de cuidado e prioriza suas necessidades e expectativas em todos os estágios de diagnóstico, tratamento e reabilitação.

O Centro de Infusão, localizado no mesmo andar, dá suporte ao paciente que precisa de aplicação de medicamentos por via subcutânea, intravenosa e intramuscular. Com boxes individuais e espaço para acompanhantes, o local oferece um ambiente tranquilo durante o tratamento. O atendimento é conduzido de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada paciente.

O espaço está localizado no Centro Médico (quinto andar) do Shopping da Gávea, zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Para marcar uma consulta ou saber mais sobre a Oncologia do Centro Médico do Hospital São Lucas, no Shopping da Gávea, consulte nossos canais de atendimento.

Agendar Consulta

Escrito por
LA

Dr. Luiz Henrique Araújo

Oncologista | Médico

Artigos Relacionados

Câncer na vagina: entenda o que é, quais são os sintomas e como é feito o tratamento

Oncologia

4 min

Câncer na vagina: entenda o que é, quais são os sintomas e como é feito o tratamento

Sangue nas fezes: causas, sintomas relacionados e o que pode indicar

Oncologia

4 min

Sangue nas fezes: causas, sintomas relacionados e o que pode indicar

Metástase no fígado: saiba quais são as causas e os possíveis tratamentos

Oncologia

3 min

Metástase no fígado: saiba quais são as causas e os possíveis tratamentos

Tumores malignos na mama, na próstata e no pulmão podem atingir o fígado, em um processo chamado metástase
Quais são os desafios do combate ao câncer no Brasil

Oncologia

2 min

Quais são os desafios do combate ao câncer no Brasil?

Tratamento tardio e envelhecimento da população são alguns obstáculos
Ver mais artigos
Escrito por
LA

Dr. Luiz Henrique Araújo

Oncologista | Médico