Logo

Pneumologia

4 minutos de leitura

Enfisema pulmonar: prevenção, sintomas, causas e tratamento

Cigarro e substâncias tóxicas ao sistema respiratório são principais causas desta condição
LPL
Dr. Luiz Paulo Loivos - Pneumologista - MédicoAtualizado em 12/01/2024
Enfisema pulmonar: prevenção, sintomas, causas e tratamento

O hábito de fumar causa inúmeros prejuízos à saúde em virtude da enorme quantidade de substâncias tóxicas presentes no cigarro. E um dos órgãos mais afetados pelo tabagismo é o pulmão, que além de câncer, pode ser atingido pela** Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica** (DPOC), especialmente na forma de enfisema pulmonar, condição silenciosa e grave que pode levar à morte caso não seja controlada.

Para se ter uma ideia da gravidade da doença, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2030, a DPOC seja a terceira maior causa de mortes no mundo. Por aqui pelo Brasil, cerca de 40 mil pessoas – todos os anos – são vitimadas pelas complicações do quadro.

Para explicar o que é DPOC, enfisema pulmonar e quais seus sintomas e tratamento, convidamos o Dr. Luiz Paulo Loivos, pneumologista do Hospital São Lucas Copacabana.

O que é DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)?

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é o nome dado a um grupo de doenças que se caracterizam pela presença de sintomas respiratórios crônicos. Entre elas estão tosse, falta de ar, secreção e cansaço decorrentes de alterações pulmonares que prejudicam o fluxo de ar de forma progressiva e persistente.

O que é enfisema pulmonar?

O enfisema pulmonar é uma DPOC de caráter degenerativo que, lentamente, danifica as vias aéreas menores e os alvéolos (estruturas responsáveis pela troca de gás carbônico por oxigênio) de forma a dificultar o fornecimento de oxigênio para o sangue.

A principal causa do enfisema pulmonar é o fumo e a exposição recorrente a substâncias tóxicas inaláveis. Entretanto, alterações genéticas que provocam a falta de enzimas que protegem os pulmões também aumentam o risco de não-fumantes desenvolverem o problema.

Segundo o Dr. Luiz Paulo, para aqueles que sofrem de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, abandonar o cigarro é fundamental para evitar a progressão da doença, ter mais qualidade de vida e evitar infecções respiratórias e demais complicações que podem ser até fatais.

Quais são os sintomas de enfisema pulmonar?

O enfisema pulmonar se manifesta a partir dos seguintes sintomas:

  • Chiado no peito;
  • Falta de ar;
  • Respiração ofegante;
  • Secreção respiratória;​
  • Sensação de sufocamento;
  • Tosse.

“Conforme a doença evolui, os sintomas se tornam mais graves e incapacitantes, o que dificulta a execução de atividades simples do dia a dia. Em casos mais avançados, pode haver a necessidade do uso de oxigênio, fornecido através de aparelhos específicos, para garantir a oxigenação e a vida dos pacientes", completa o médico.

Enfisema pulmonar: como prevenir?

O especialista ainda explica que a principal forma de prevenir a DPOC é o combate aos fatores que provocam a doença, principalmente o tabagismo. Parar de fumar tem um impacto muito grande no impedimento da progressão e na redução dos sintomas da doença. Da mesma forma, evitar compartilhar ambientes com pessoas fumantes contribui para a prevenção ou estabilização da doença, uma vez que o tabagismo passivo está relacionado à DPOC. Por fim, vacinar os pacientes contra agentes causadores de infecções respiratórias como gripe, Covid-19 e pneumonia também é um cuidado recomendado para evitar a piora do quadro e a progressão da DPOC.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico considera os sintomas já mencionados, principalmente em pessoas fumantes ou que se expõem a outras substâncias inalatórias nocivas. Para confirmar o diagnóstico, alguns exames são necessários, principalmente a espirometria, que identifica a redução do fluxo de ar, indicativa da doença. Exames de imagem como radiografia ou tomografia computadorizada de tórax podem ajudar, principalmente por identificar (ou afastar) outras alterações que podem se confundir com a DPOC ou complicar a doença, como pneumonias ou mesmo tumores de pulmão.

Como é o tratamento?

O tratamento do enfisema pulmonar tem por objetivo reduzir os sintomas, melhorar a qualidade de vida e aumentar a capacidade do paciente de realizar as atividades do dia a dia. As medidas terapêuticas se baseiam fundamentalmente em medicamentos utilizados por via inalatória, principalmente broncodilatadores, para melhorar o fluxo de ar.

Os pneumologistas são os especialistas mais indicados para orientar o tratamento, que deve ser definido considerando as características de cada paciente e a gravidade da doença.

Transplante de pulmão é uma opção para pacientes com enfisema pulmonar?

Há situações em que a DPOC pode progredir, às vezes por persistência da exposição aos fatores de risco (como os pacientes que continuam fumando), outras por falta do uso dos medicamentos (ou uso irregular deles) ou ainda por resposta insuficiente aos remédios. Nos casos em que a doença evolui muito, ela pode atingir um grau extremamente avançado. Estas são situações mais raras e o paciente deve ser avaliado de forma muito criteriosa para se decidir qual é o melhor tratamento. Uma das alternativas pode ser o transplante de pulmão.

Centro Médico São Lucas: assistência com qualidade e segurança

Para oferecer aos pacientes uma linha de cuidado integrado, que engloba todas as etapas da assistência médica com qualidade e segurança, o Hospital São Lucas Copacabana criou um centro médico próprio, localizado no Shopping da Gávea, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. O espaço, que atende mais de 20 especialidades, é uma unidade-satélite avançada do hospital que oferece assistência em caráter preventivo e o diagnóstico de patologias, incluindo as pulmonares.

O acompanhamento clínico e pós-cirúrgico é feito por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada composta por médicos, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais de saúde que formam a linha do cuidado integrado e contribuem diretamente para o sucesso do tratamento do paciente. O espaço está localizado no Centro Médico (quinto andar) do Shopping da Gávea, zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Para marcar uma consulta ou saber mais sobre a pneumologia do Centro Médico do Hospital São Lucas, no Shopping da Gávea, consulte nossos canais de atendimento

Agendar consulta

Escrito por
LPL

Dr. Luiz Paulo Loivos

Pneumologista | Médico

Artigos Relacionados

Fibrose pulmonar

Pneumologia

3 min

Fibrose pulmonar: sintomas, causas e como tratar

Condição crônica é caracterizada pela formação de cicatrizes no pulmão
Ver mais artigos
Escrito por
LPL

Dr. Luiz Paulo Loivos

Pneumologista | Médico