Logo

Saúde

2 minutos de leitura

Sinais que podem indicar problemas no fígado

HSC
Dr. Henrique Sergio Coelho - Hepatologista - MédicoAtualizado em 11/01/2024
Sinais que podem indicar problemas no fígado

O fígado é um dos principais órgãos do corpo, sendo responsável, entre outras funções, por metabolizar as proteínas e os carboidratos e filtrar as toxinas. Caso o órgão não esteja funcionando corretamente, o organismo corre perigo. Segundo o dr. Henrique Sérgio Coelho, hepatologista do Hospital São Lucas Copacabana, mesmo que as doenças hepáticas não tenham sintomas em sua maioria, é importante ficar atento aos sinais de que o fígado pode estar com problemas.

Principais sintomas de problemas no fígados

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.

“É comum que os pacientes com suspeita de doença hepática também sofram com tonturas e enjoos, além de dor de cabeça frequente e uma sensação de cansaço que não tem motivo. Como esses sintomas, em particular, são comuns a outras doenças, como as viroses, grande parte dos pacientes acaba não procurando um diagnóstico preciso”, explica o dr. Henrique Sérgio.

Diagnóstico e tratamento de problemas no fígado

Na maioria dos casos o paciente fica assintomático, o que dificulta o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento. Pessoas com sobrepeso, sedentárias, que consomem bebidas alcoólicas em grande quantidade e/ou que tomem muitos remédios têm mais chances de desenvolver doenças hepáticas, então, para rastrear qualquer indício de problemas no fígado, esses pacientes devem fazer exames periódicos para avaliar a saúde do órgão, incluindo exame de sangue e de imagem, para detectar a presença de gordura ao redor do órgão. Em casos avançados de doença hepática, uma das principais formas de tratamento é o transplante de fígado, que deve ser indicado pelo hepatologista que acompanha o paciente.

Uma vez diagnosticada a alteração no órgão, o paciente deve procurar um hepatologista, que poderá avaliar o fígado com mais precisão e, se for o caso, indicar o tratamento necessários. Segundo o médico, as doenças que afetam o fígado com mais frequência são as hepatites A, B, C e D; a cirrose (alcoólica ou não) e a esteatose hepática, conhecida como fígado gorduroso.

Agendar consulta

Escrito por
HSC

Dr. Henrique Sergio Coelho

Hepatologista | Médico

Artigos Relacionados

Saúde

4 min

Luxação: o que é, sintomas e o que fazer

O primeiro passo no tratamento da condição é ir para uma emergência ortopédica para reduzir a articulação
Ressonância magnética: como é feito o exame e para que serve?

Saúde

3 min

Ressonância magnética: como é feito o exame e para que serve?

Procedimento permite análise detalhada de estruturas corporais pela radiofrequência
Entenda o que é endoscopia digestiva alta

Saúde

3 min

Entenda o que é endoscopia digestiva alta

Exame é capaz de detectar doenças que afetam o sistema digestivo
Síndrome de burnout: quais sintomas e tratamentos?

Saúde

3 min

Síndrome de burnout: quais sintomas e tratamentos?

Estafa mental e física é causada por excesso de trabalho e pode ser confundida com estresse ou depressão.
Ver mais artigos
Escrito por
HSC

Dr. Henrique Sergio Coelho

Hepatologista | Médico