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Você já ouviu falar em doenças adquiridas pelo hábito?

Entenda como o comportamento pode prejudicar a saúde
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Dr. Luciano Figueiredo Aguiar - Cardiologista - MédicoAtualizado em 12/01/2024
Você já ouviu falar em doenças adquiridas pelo hábito?

Algumas doenças são inevitáveis. Influenciadas pela genética, pelo ambiente ou pela profissão escolhida, elas podem se desenvolver independentemente dos hábitos de vida do paciente. Já as doenças adquiridas com base no comportamento do indivíduo têm mais chances de surgir quando o comportamento de uma pessoa é danoso para sua saúde. Mas, afinal, quais são essas doenças?

Segundo o dr. Luciano de Figueiredo, do Serviço de Clínica Médica do Hospital São Lucas Copacabana, as principais doenças adquiridas pelo hábito são a obesidade, a hipertensão, o diabetes tipo 2 e a dislipidemia, causada pelo aumento das gorduras no sangue.

“Todas elas são determinadas pelo estilo de vida do paciente, sobretudo por conta de uma alimentação rica em gorduras, açúcares e sal e pela falta de exercícios físicos. Isso é perigoso, já que essa prática alimentar gera uma grande quantidade de calorias, e a falta de atividades física regulares contribui para que o paciente acumule gordura”, explica o médico.

Essa gordura em excesso atinge diversas áreas do corpo, principalmente as artérias, além de sobrecarregar o fígado e os rins. Como consequência, o paciente tem mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, renais e hepáticas, entre várias outras. Já o tabagismo contribui – e muito – para o surgimento de doenças respiratórias e de mais de dez tipos de câncer, entre eles o de pulmão, garganta e laringe.

“A bebida alcoólica, consumida em grande quantidade e de forma constante, também causa danos sérios à saúde, como obesidade, gastrite e cirrose hepática”, afirma o dr. Luciano.

Adotar um estilo de vida saudável vai muito além da estética. As principais dicas para prevenir as doenças adquiridas pelo hábito são eleger os alimentos certos, como frutas, verduras e legumes, manter o corpo ativo pela prática de exercícios físicos ao menos três vezes na semana, parar de fumar e reduzir a quantidade de bebida alcoólica.

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Dr. Luciano Figueiredo Aguiar

Cardiologista | Médico

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